Make It! – Cabideiro de concreto por menos de 17 reais!

Olá, pessoal!

Hoje estamos inaugurando uma categoria aqui no nosso tão amado blog, é o Make It. Toda última sexta-feira do mês iremos mostrar à vocês algum tutorial, e lógico, tem que ser barato! Somos universitárias e, com aquele pezinho nas responsabilidades de alguém independente, sabemos a importância da economia. Este tutorial foi baseado em outro do Paulo Biacchi.

Vamos começar logo, porque estamos ansiosas para mostrar à vocês! Primeiramente, os materiais:

  • 1kg de argamassa pronta
  • 250 ml de água
  • Luva ou espátula para mexer a argamassa
  • 4 a 5 Bolas de acrílico, ou de piscina de bolinhas
  • Parafusos (um para cada bola)
  • Tinta guache
  • Pincel de sua escolha

Algumas observações sobre os materiais:

A argamassa pronta rende bastante, compramos a de 5 kg, mas com a de 3 kg possivelmente até sobrará. Os parafusos podem ser de qualquer tamanho, mas não podem ser muito pequenos porque vamos “afundá-los” um pouco na bolinha, para dar sustentação. Com relação às  bolas de acrílico, achamos em uma loja que vende artigos de festa em atacado, essas bolas na verdade são baleiros, que depois de customizados são usados nas festinhas. Se na sua cidade não tem esse tipo de loja, substitua por bolinhas usadas nas piscinas de bolinhas.

Bom, agora vamos aos passos!

1. Furar as bolas de acrílico

Quando fui comprar algo pro tutorial não tinha ideia que acharia essa bolinha, e muito menos se serviria para o que estava querendo fazer! Ela é bem rígida e isso dificultaria fazer o furo, mas por ser de uma família adepta ao jeitinho brasileiro logo me veio à mente uma ideia. Eis o primeiro passo. Para furar as bolinhas você vai precisar de uma faca, e vai esquentá-la na chama do seu fogão para poder vencer a rigidez do acrílico haha mas não se preocupem, é bem rápido. Fiz metade de uma circunferência esquentei mais uma vez na chama, uns 10 segundos em média, e então completei ela – se for utilizar a de piscina, neste passo será mais fácil por ser menos rígida e não precisará esquentar a faca. Depois de fazer os furos nas bolinhas você poderá seguir para o próximo passo.

p1

2. Preparar a argamassa

Para imitar o concreto vamos utilizar a argamassa, a que comprei vem pronta, é só adicionar água e ser feliz. Como não fiz toda quantidade da embalagem, utilizei menos água do que o recomendado no pacote. A proporção foi mais ou menos 1,5 kg de argamassa e 250 ml de água, mas vejam pela consistência, essas coisas não costumam ser tão rígidas como um preparo de um doce, então é no olho. A consistência é de uma pasta cremosa, assim como mostra a última imagem.

fotorcreated

3. Colocar a argamassa na bolinha de acrílico

Usei de apoio uma embalagem de ovos, para as bolinhas ficarem bem firmes, coloquei a argamassa em um saco plástico, igual o que jeito que o confeiteiro faz, então fui adicionando a argamassa na bolinha através do furo que fiz anteriormente. À medida que ia preenchendo parava para dar umas batidinhas na mesa, para assentar e não ficar com bolhas de ar, depois de preencher tudo, certifique-se de dar uma ultima batidinha. Então nivele a argamassa, pode ser com a mão mesmo, essa parte ficará encostada na parede, por isso deverá ser reta.

fotorcreated3

4. Colocar os parafusos

Essa é a parte mais rápida, dura segundos! É simplesmente colocar o parafuso até 1/3, ou também até metade do tamanho dele, depende de qual tamanho de parafuso comprou.

fotorcreated4

5. Espere secar

Deixe secando por mais ou menos 48 horas.

img_6029

6. Tire da forma

Após o tempo de secagem, é hora de tirar da forma. Se tiver comprado a bola de acrílico você só vai desencaixar as metades, girando-as em sentidos opostos, se tiver usado bolinha de piscina, precisará de um estilete para passar ele em volta da bolinha e assim desencaixar as metades.

arquivo_000

7. Personalize!

Com o pincel aplique a tinta guache formando desenhos de sua escolha. Eu utilizei uma fita crepe para fazer desenhos geométricos e preenchi com tinta. Essa etapa é única, você deixa com seu estilo.

fotorcreated1

8. Fixe onde desejar e está pronto seu cabideiro de concreto!

fotorcreated2

Preços:

Tinta guache 6 cores: 2,60

Bola acrílico com 6 und: 7,95

Argamassa interna 5KG: 3,40

Parafuso PH. chata 5,0x 50 CA com 10 und: 2,90

O que acharam do post? Comentem!

Comente, converse conosco!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s