Dicas para acomodar as plantas em pequenos espaços

Oi gente!

Nosso projeto #viverpequeno continua! Hoje vamos falar sobre as companheirinhas de muitos, as queridas plantinhas, e com espaço reduzido na casa fica mais difícil mantê-las em vasos no chão. Por isso, uma maneira inteligente de usar o espaço que possui a seu favor é colocá-las no alto, não é mesmo? Algumas espécies são ideais para isso, como samambaia, jiboia verde, dinheiro em penca, barba de velho, hera para vasos, entre outras.

Separamos então algumas dicas de como compô-las na sua casa:

Prateleiras como aliadas

Na otimização vale tudo, não tem certo ou errado, você adequa como preferir/puder! Colocar trepadeiras acima da porta é uma boa maneira de dar aquele up no lugar.

Foto: Histórias de Casa

Um outro exemplo é compor plantas e objetos de decoração na cozinha, que transformam o ambiente em aconchego puro e mostra que nem só de horta vive o espaço culinário.
A prateleira neste caso é essencial para deixar a planta bem solta e ainda apoiar utensílios e potes. Detalhe para o local do micro-ondas, abaixo da bancada, deixando a parte de cima mais clean.

Foto: Histórias de Casa

 

Essa primeira imagem de inspiração lembra o apartamento da Ju e do Thiago, cheia de cor e identidade. A viga que marca a transição dos ambientes foi usada para fixar a prateleira bem linear e usada para apoiar uma trepadeira.

Por falar em prateleira, em várias lojas elas podem ser achadas prontas em dimensões específicas, ou então se preferir algo mais personalizado, um marceneiro seria a melhor opção pra você.
Essa da TokStok possui 1,8m de comprimento e 25cm de largura, creio que seja um tamanho bem adaptável a diversos locais. Outra versão em menor escala pode ser encontrada na Meu Móvel de Madeira, como pode ser visto na imagem comporta pequenas plantas.

Foto: Edu Castello/Editora Globo; Divulgação TokStok; Divulgação Meu Móvel de Madeira

 

Cachepôs

Pendurados em qualquer lugar são ideais para pequenos lugares! A primeira indicação é da Collector 55, feito em cerâmica e com efeito bem suave.

E a segunda opção é uma Kokedama, bola feita de uma mistura de terras e substrato,  coberta de musgo. Nela as plantas são colocadas antes ou depois da amarração que a deixa firme e estável. Aqui em Curitiba conhecemos o trabalho da Terraquium no Manoo.

Foto: Divulgação Collector 55; Divulgação Terraquium

Os produtos da Renata McCartney Home dão um ar estiloso pra casa, o cachepô não seria diferente. Como mostra na imagem pode ser colocado em ganchinhos, sendo uma ótima opção para compor com quadros. O cachepô é feito com tecido sustentável e possui revestimento interno de couro sintético alça em couro natural de tamanho variável.

Foto: Divulgação Renata McCartney Home

Macramê

Com ar Boho, o macramê é uma ótima opção para manter as plantinhas seguras no ar. O exemplo da foto mostra até sendo colocado no varão da cortina, trazendo mais uma aplicação versátil para a peça. Este modelo pode ser comprado com o Hooks via facebook ou instagram.

Foto: Divulgação Hooks

E ai, gostaram das indicações? Acompanhem os próximos posts do projeto viver pequeno e participem do desafio #joana5s!

Abraços!!

Comente, converse conosco!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s