Hygge – um ingrediente crucial na receita da felicidade!

Oi gente!! Em abril, experimentamos adotar a ideia de mês temático, ou seja, elegemos um tema principal para estarmos abordando ao longo do período, mas, para não ficar muito chato, não falamos de um único assunto, tentamos diversificar ao máximo o conteúdo dentro da temática escolhida. Apresentamos diferentes ideais para espaços pequenos e lançamos, também, o #projetoviverpequeno e um post falando do Método de Organização 5S, uma filosofia para quem busca uma vida mais organizada. Soltamos por lá um desafio, que ainda está de pé, se ainda não viu, basta clicar aqui para conferir.

Viramos o mês e então decidimos abordar um outro tema que está super atrelado ao que o Joana Haus busca provocar em todos que nos acompanham: aconchego. Buscamos inúmeras referências sobre o assunto e acabamos caindo em uma filosofia de vida proveniente da Dinamarca mas já disseminada em inúmeros países nórdicos – o Hygge, uma palavra que ainda não tem uma tradução fiel na língua portuguesa e que carrega consigo inúmeros conceitos como bem estar, conforto e felicidade, um termo bem complexo e que exigiria muito tempo de estudo e muito texto para descrever bem. Nestes lugares, a temperatura média durante o inverno é de 0°C, além disso  o sol só aparece durante 4 horas no dia, a população deve criar estratégias de otimizar o tempo e tornar os momentos mais prazerosos para garantir a realização de todas as atividades e necessidade básicas. Por sorte, não precisamos lidar com invernos tão rigorosos ou com a ausência da luz do sol, mas, fazendo um paralelo, vivemos uma rotina insana e na maioria das vezes muito estressante, e o tempo que sobra para fazermos algo por nós mesmos muitas vezes é bem menos do que as 4 horas de luz natural dos países em questão.

Felicidade é um estado que acreditamos que só pode ser atingido quando um conjunto de fatores em nossas vidas se equilibram, como a espiritualidade, a saúde, o convívio social, a satisfação profissional, dentre outros. O processo para que tudo isso esteja muito bem alinhado é contínuo e cheio de altos e baixos. Portanto, para que estejamos felizes em 100% do tempo, mesmo nos “baixos” da vida, precisamos prezar pelo aconchego de cada momento, e é aí que entra o Hygge. Este termo diz sobre a condição de bem-estar, que pode ser atingido por meio da leitura de um livro, um café com amigos, um jantar com a família, uma vela acesa durante o descanso, escutar uma música que lembra um algo bom ou alguém especial e outros detalhes como este.

 

Foto: Haley Powers

Nós, do Joana Haus, acreditamos que embora o aconchego tem que existir em todos os ambientes como de estudo, trabalho ou lazer, ele é indispensável dentro de casa. Uma casa só é de fato lar quando tem aconchego, quando nela você encontra motivos suficiente para que no fim do dia queira estar lá!

Mediante a correria do dia a dia, é em casa que descarregamos as “más energias” e nos recarregamos para que possamos continuar e enfrentar tudo outra vez. Nossa casa é o plano de fundo de nossa vida, logo, precisamos nos ater aos pequenos momentos e torná-los especiais. Sabemos que por meio da arquitetura e da decoração conseguimos proporcionar elementos que são ferramentas para se praticar o Hygge. As texturas, as cores, a iluminação, a ergonomia, o conforto, a temperatura…todos estes são elementos pensados durante a elaboração de um projeto e que com certeza promove o bem estar, o prazer de chegar em casa, de estar em casa ou de receber os amigos, por exemplo.

Foto: Stephen Di Donato

Como já falamos, o Hygge é uma filosofia, um estilo de vida, vale a pena pesquisar mais sobre o assunto e tentar aderir algumas práticas que vão proporcionar mais qualidade, aconchego e prazer durante seu dia a dia.

Agora nos diga: já tinham ouvido falar de Hygge? Qual sua prática preferida quando quer sentir um aconchego na alma?

 

 

 

 

Comente, converse conosco!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s